Foi nesta sexta-feira (01/02) que ocorreu a primeira sessão Ordinária do ano. Como já esperado, o presidente da casa o Vereador Amós Junior, deu início aos trabalhos dando 10 minutos para cada orador falar na tribuna.

É a função preponderante da Câmara e resume-se na atividade de legislar, ou seja, os Vereadores elaboram, discutem e analisam projetos que, após aprovados, se tornam leis municipais, que regulam a administração do Município e a conduta dos munícipes no que se refere aos interesses locais.

Esta função é exercida com a participação do Prefeito, que elabora a maioria dos projetos de lei e os envia para a Câmara discutir e analisar. O Poder Legislativo Municipal, representado pela Câmara de Vereadores , é aquele que mais se aproxima da verdadeira democracia, em face da proximidade que existe entre os seus componentes e os munícipes.

A Câmara é compostas por Vereadores eleitos pelo povo a fim de decidirem sobre assuntos de interesse do Município. Os Vereadores são os representantes da sociedade e devem ser os porta-vozes dos interesses locais.

O Contador Câmara Municipal Judelson Queiroz, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Baixa Grande nesta sexta-feira  ( 1/02) para expor a função do contador  e agradeceu pela oportunidade dada pela Ex-Presidente Nadja Nara Miranda, que se destacou sendo a primeira Presidente a dar oportunidade aos filhos da terra e agradeceu ao Presidente atual pela continuidade.  Judelson Queiroz firmou que, está na profissão de contador há 20 anos, Judelson se destaca na competência nas funções da casa legislativa municipal. Fez pontuações no campo das criticas construtivas e cobrou do poder executivo algumas ações que para ele é de suma importância. O contador desenvolve a função técnica que transforma os acontecimentos monetários em informações contábeis, registrando-os nos livros para elaboração de balanços e também a tarefa de analisar, revisar e calcular os resultados e a composição  patrimonial prescrevendo procedimentos para que a pessoa jurídica cresça ou se mantenha nas suas atividades.

E a participação do gestor municipal na sessão reitera o respeitoso relacionamento institucional que é cultivado entre os poderes e reforça a importância do diálogo para o desenvolvimento das políticas públicas. A solenidade na Câmara, aberta pelo presidente da casa, vereador  Amós Junior (PV), contou com as presenças da equipe municipal, servidores da Câmara e população em geral. Em seu pronunciamento o prefeito destacou os resultados positivos dos primeiros anos da sua gestão, pontuando algumas ações de grande alcance social para 2019, como: aparelho de ultrasom e aquisição do centro cirúrgico, aparelho de raio X, e ações desenvolvidas em favor da população baixagrandense.

O Prefeito Dr.Heraldo Miranda e equipe fez questão de participar da abertura do ano legislativo de 2019, e esse ano a mensagem do gestor vem como um aviso dos trabalhos de tudo que realizarão no ano de 2019, com o amadurecimento da equipe e boas perspectivas  para esse ano que se inicia. A população não elege apenas o prefeito, mas também os vereadores, para que juntos possam trabalhar em harmonia levando melhorias para a população.

Inscritos para fazer uso da palavra livre os vereadores: Humberto Suzart, Hélio Gonçalves de Araújo Junior ,Amós Junior, Nadja Nara Miranda, Elenildo Gonçalves e Aurenival Tavares de Matos.  Os vereadores falaram sobre assuntos diversos.

Não havendo mais nada a ser discutido, o presidente Amós Junior deu por encerrado os trabalhos da presente sessão.

ASCOM Câmara Municipal de Baixa Grande